NOTÍCIAS

Novo acesso de Internet reforça comunicação na àrea da Proteção Civil

Novo acesso de Internet reforça comunicação na àrea da Proteção Civil

Foi concluído o projeto de disponibilização de um acesso de Internet com redundância de satélite aos Bombeiros Voluntários de Lamego a partir do Centro Municipal de Proteção Civil de Lamego (CMPC). Esta ação garante uma comunicação mais eficiente e segura entre as entidades envolvidas na prevenção e gestão de situações de emergência, que envolvem a coordenação pelos agentes locais de proteção civil.
Em caso de falha da rede terrestre, a Internet com redundância de satélite permite que o sinal seja automaticamente transferido para o satélite. Desta forma, são mantidas a conectividade e a operacionalidade dos serviços de proteção civil. “Este investimento demonstra a preocupação e o compromisso do Município de Lamego com a segurança e o bem-estar dos nossos cidadãos, dotando os agentes de proteção civil de meios tecnológicos modernos e fiáveis”, explica Fábio Duarte, Vereador com o Pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lamego. “A Internet com redundância de satélite vai facilitar a coordenação entre os bombeiros e o nosso Centro Municipal de Proteção Civil, melhorando a capacidade de resposta e a eficácia das operações”, acrescenta.
O projeto de Internet com redundância de satélite integra um plano mais vasto nesta área, que também inclui as equipas de intervenção permanente, o projeto “Fogo Seguro” e a realização de simulacros.