NOTÍCIAS

Proteção Civil de Lamego registou mais de 1000 ocorrências em 2023

Proteção Civil de Lamego registou mais de 1000 ocorrências em 2023

➡️ O 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶𝗰̧𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗖𝗶𝘃𝗶𝗹 𝗱𝗲 𝗟𝗮𝗺𝗲𝗴𝗼 registou, no ano passado, mais de mil e cinquenta ocorrências, um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As tipologias mais recorrentes foram a 𝗶𝗻𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗻𝗶𝗻𝗵𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝘃𝗲𝘀𝗽𝗮 𝘃𝗲𝗹𝘂𝘁𝗶𝗻𝗮 (𝟮𝟲,𝟮%), ações de patrulhamento, reconhecimento e vigilância (13%), ações de silvicultura preventiva (10,8%) e movimentos de massa (8,5%). A grande maioria destas situações foi registada na freguesia de Lamego (58,3%).
A atuação da Proteção Civil desenvolve-se nos domínios da prevenção, planeamento e socorro, com carácter permanente, multidisciplinar e plurissetorial, constituindo como principal objetivo socorrer e assistir as pessoas em perigo.
👉 O Vereador da Proteção Civil da Câmara de Lamego, Fábio Duarte, considera que estes números ilustram o papel essencial da Proteção Civil Municipal na 𝘀𝗮𝗹𝘃𝗮𝗴𝘂𝗮𝗿𝗱𝗮 𝗱𝗮 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗲 𝗯𝗲𝗺-𝗲𝘀𝘁𝗮𝗿 𝗱𝗮 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲. “Ao concentrar esforços na prevenção, preparação, resposta e recuperação de situações de emergência, desempenha um papel fundamental na minimização de riscos e na mitigação de danos em casos de desastres naturais, acidentes ou crises”, explica.
📌 A atuação da Proteção Civil também se estende à moderação de riscos coletivos que resultam diretamente de acidente grave, catástrofe ou calamidade, atenuando as respetivas consequências. Conta com a prontidão de todos os serviços e entidades envolvidas, nomeadamente os bombeiros, as forças de segurança, os sapadores florestais, as juntas de freguesia, a Infraestruturas de Portugal e os serviços municipais.