NOTÍCIAS

Equipa de Sapadores reforça defesa do património florestal

Equipa de Sapadores reforça defesa do património florestal

A equipa de 𝗦𝗮𝗽𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗙𝗹𝗼𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝗟𝗮𝗺𝗲𝗴𝗼 realizou, no ano passado, ações de silvicultura preventiva que abrangeram cerca de 50 hectares. A limpeza do Caminho dos Monges foi uma das operações que começou a ser feita durante este período, com periodicidade trimestral.
No contexto dos trabalhos definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), os Sapadores Florestais realizaram um 𝗹𝗲𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗹𝗶𝗺𝗽𝗲𝘇𝗮: faixas de gestão de combustível à volta dos aglomerados populacionais, pontos de água, rede viária florestal, mosaicos e rede primária em diversas áreas do concelho.
Apoiaram ainda a realização e o acompanhamento de ações de fogo controlado em áreas definidas pelo Instituto de Conservação da Natureza (ICNF).
Nos períodos de maior calor, em que o risco de incêndio é muito elevado ou máximo, os Sapadores Florestais efetuaram 𝗽𝗮𝘁𝗿𝘂𝗹𝗵𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗲 𝘃𝗶𝗴𝗶𝗹𝗮̂𝗻𝗰𝗶𝗮 em zonas florestais, com o objetivo prevenir fogos rurais. A equipa também desenvolveu ações de sensibilização junto de crianças e jovens, a fim de demonstrar a importância da defesa do património florestal.
“O trabalho realizado pelos elementos desta equipa é de extrema importância para a proteção e salvaguarda do território e da população, sobretudo nas operações preventivas de fogos rurais”, destaca Fábio Duarte, Vereador com o Pelouro da Proteção Civil da Câmara de Lamego.
Os Sapadores Florestais, equipa tutelada pela Associação Ribaflor, respeitam as orientações definidas pelo Município de Lamego e pelo ICNF.