O registo de queimas e queimadas superou os 7500 pedidos no concelho de Lamego, em 2023, um crescimento em relação ao ano anterior. Este aumento é justificado pelas ações de sensibilização promovidas pelo Gabinete Técnico Florestal, em parceria com a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública.
Com o objetivo de prevenir comportamentos de risco, a realização de queimas está sujeita a uma comunicação prévia à autarquia. Para informarem a realização desta atividade, os munícipes devem aceder ao sítio eletrónico www.procivlamego.pt Também podem contactar o número 254 609 600 ou deslocarem-se à junta de freguesia da área de residência.
Por outro lado, a realização de queimadas, que normalmente viabiliza a limpeza de terrenos e a renovação de pastagens, apenas é permitida após licenciamento na Câmara Municipal.
O Serviço Municipal de Proteção Civil assegura o tratamento da informação prestada, através de plataforma legalmente prevista para o efeito.
O Vereador com o pelouro dos Serviços Municipais de Proteção Civil, Fábio Duarte, considera de elevada importância manter e reforçar as campanhas de sensibilização, em parceria com os agentes de proteção civil, que cooperam nesta matéria. Apela ainda aos munícipes que usem da máxima precaução na realização destas atividades e evitem comportamentos de risco.