NOTÍCIAS

Armadilhas de Vespa Velutina

Armadilhas de Vespa Velutina

A Câmara Municipal de Lamego está a instalar mais de 100 armadilhas, em locais estratégicos, para proteger as abelhas europeias e salvaguardar o ecossistema local. Esta medida visa responder ao crescente desafio representado pela propagação da vespa asiática, estando a ser implementada em colaboração com as juntas de freguesia.
O plano de instalação das armadilhas está sintonizado com o início da atividade desta espécie não indígena, invasora e predadora da abelha europeia. Com a subida da temperatura, as vespas fundadoras emergem da hibernação, representando uma ameaça à biodiversidade. O objetivo primordial é capturá-las antes que formem os ninhos primários, controlando assim a sua proliferação. As armadilhas estão devidamente identificadas, fornecendo informação à comunidade.
A colaboração entre o Município de Lamego e as juntas de freguesias reflete um esforço conjunto para proteger os recursos naturais essenciais para a sustentabilidade do território e garantir o aparecimento de novos ninhos.
A supervisão contínua desta medida é feita pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), permitindo uma avaliação pormenorizada das áreas mais críticas à presença da vespa asiática.
As armadilhas foram adquiridas ao abrigo do projeto "GESVESPA DOURO: Gestão integrada da Vespa velutina no Douro”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), cofinanciado pelo PO SEUR.