NOTÍCIAS

Previsão Meteorológica de 26/02/2024 a 03/03/2024

Previsão Meteorológica de 26/02/2024 a 03/03/2024

Lamego promove Semana da Proteção Civil 2024

Lamego promove Semana da Proteção Civil 2024

➡️ No âmbito das celebrações do Dia da Proteção Civil, Lamego acolhe este ano um programa de atividades de sensibilização e educação em matéria de segurança e proteção civil, sob o mote "Prevenir é Proteger".
A 𝗦𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗖𝗶𝘃𝗶𝗹 é organizada pela Câmara Municipal de Lamego, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em parceria com várias entidades, de 𝟮𝟲 𝗱𝗲 𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗮 𝟯 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗿𝗰̧𝗼.
Os eventos programados têm por objetivo promover uma cultura de prevenção e preparação para situações de emergência.
👉 “Esta iniciativa constitui uma oportunidade única para a comunidade se envolver ativamente na promoção da segurança e preparação para situações de emergência. Convido, por isso, todos os cidadãos a participarem e contribuírem para a construção de uma comunidade mais segura e resiliente”, afirma o Presidente Francisco Lopes.
𝗔𝗧𝗜𝗩𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘𝗦 𝗘𝗠 𝗗𝗘𝗦𝗧𝗔𝗤𝗨𝗘
𝟮𝟲 𝗱𝗲 𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼 (𝟮ª𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮)
✅ Formação Massiva do INEM em Suporte Básico de Vida na Comunidade Escolar: Formação em suporte básico de vida para capacitar os membros da comunidade escolar com competências essenciais para lidar com emergências médicas;
𝟮𝟳 𝗱𝗲 𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼 (𝟯ª𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮)
✅ Ação de Sensibilização “Medidas de Autoproteção nos Estabelecimentos Comerciais”: Promoção de medidas de autoproteção para garantir a segurança de comerciantes e clientes nos estabelecimentos comerciais da cidade;
𝟮𝟴 𝗱𝗲 𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼 (𝟰ª𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮)
✅ Workshop SCIE: Serão abordados aspetos práticos que envolvem as responsabilidades legais dos proprietários e gestores de edifícios, bem como o papel da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e das câmaras municipais sobre esta matéria;
𝟮𝟵 𝗱𝗲 𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼 (𝟱ª𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮) 𝗲 𝟭 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗿𝗰̧𝗼 (𝟲ª𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮)
✅ Ações de Sensibilização Temáticas na Comunidade Escolar: Iniciativas realizadas em parceria com a PSP, GNR e Bombeiros Voluntários de Lamego com o intuito de educar os jovens sobre questões relevantes de segurança e proteção civil;
𝟮 𝗲 𝟯 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗿𝗰̧𝗼 (𝘀𝗮́𝗯𝗮𝗱𝗼 𝗲 𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼)
✅ Exposição de Meios: Mostra onde os agentes de proteção civil apresentam os meios e recursos disponíveis para servir a comunidade – Av. Dr. Alfredo de Sousa.
 
Previsão Meteorológica de 19/02/2024 a 25/02/2024

Previsão Meteorológica de 19/02/2024 a 25/02/2024

SMPC de Espinho visita Centro Municipal de Proteção Civil de Lamego

SMPC de Espinho visita Centro Municipal de Proteção Civil de Lamego

🌟🚒📚 Esta semana tivemos mais um dia de partilha e aprendizagem! Recebemos no Centro Municipal de Proteção Civil ade Lamego uma equipa dos colegas de Espinho, permitindo a troca de conhecimentos e experiências valiosas. Acreditamos que essa colaboração mútua fortalece os nossos serviços municipais e beneficia toda a comunidade. Juntos, estamos mais preparados para enfrentar desafios e servir melhor a população. 💪🤝 #smpclamego
Lamego regista mais de 7500 pedidos para queimas e queimadas

Lamego regista mais de 7500 pedidos para queimas e queimadas

O registo de queimas e queimadas superou os 7500 pedidos no concelho de Lamego, em 2023, um crescimento em relação ao ano anterior. Este aumento é justificado pelas ações de sensibilização promovidas pelo Gabinete Técnico Florestal, em parceria com a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública.

Com o objetivo de prevenir comportamentos de risco, a realização de queimas está sujeita a uma comunicação prévia à autarquia. Para informarem a realização desta atividade, os munícipes devem aceder ao sítio eletrónico www.procivlamego.pt Também podem contactar o número 254 609 600 ou deslocarem-se à junta de freguesia da área de residência.

Por outro lado, a realização de queimadas, que normalmente viabiliza a limpeza de terrenos e a renovação de pastagens, apenas é permitida após licenciamento na Câmara Municipal.

O Serviço Municipal de Proteção Civil assegura o tratamento da informação prestada, através de plataforma legalmente prevista para o efeito.

O Vereador com o pelouro dos Serviços Municipais de Proteção Civil, Fábio Duarte, considera de elevada importância manter e reforçar as campanhas de sensibilização, em parceria com os agentes de proteção civil, que cooperam nesta matéria. Apela ainda aos munícipes que usem da máxima precaução na realização destas atividades e evitem comportamentos de risco.